Óleo de Coco: o que é e quais os benefícios

óleo-de-cocoO óleo de coco é um daqueles alimentos da moda. Ele tem sido muito procurado pelos mais variados tipos de pessoas como uma forma de ajudar no emagrecimento. Mas, você sabe realmente todos os benefícios que o óleo de coco pode trazer para o seu organismo?

Neste artigo, vamos falar sobre vários aspectos desses alimentos que tanto têm sido procurados nos dias de hoje e, principalmente, listar os grandes benefícios que ele traz para o organismo quando incluído na alimentação.

Mas, o que é o óleo de coco?

óleo de coco caseiroBom, apesar de parecer meio óbvio, o óleo de coco é nada mais, nada menos do que um óleo feito de origem vegetal do coco. Ele é retirado especificamente da polpa do coco, que é aquela parte branca que costumamos comer.

Em algumas regiões, o óleo de coco tem um nome diferente, podendo ser chamado de azeite de coco ou manteiga de coco.

Para conseguir esse óleo de coco, normalmente aquela polpa do coco da qual falamos é submetida a diversos processos. Primeiramente, ela é triturada, depois passa por uma primeira filtragem e depois por mais uma tripla filtração. A melhor parte é que esse é um produto 100% natural, sem passar por nenhum tipo de processo químico ao longo de seu período de fabricação.

óleo de coco

Óleo de Coco é rico em gordura saturada

O óleo de coco é classificado, como já comentei, como um tipo de óleo vegetal, sendo que ele é rico em gordura saturada, o que está em cerca de 90% de sua composição. Além disso, no óleo de coco também são encontradas diversas outras substâncias.

Uma delas é o glicerol, este que é muito usado em uma grande quantidade de produtos do ramo alimentício, sendo que pesquisas científicas comprovam que este elemento não é ruim para nossa saúde, mesmo em grandes quantidades.

Ainda podem ser encontradas em grandes quantidades dentro do óleo de coco outras substâncias, como o ácido láurico, o mirístico e o caprílico.

natural coconut walnut oil

Os benefícios do óleo de coco

Agora, vamos ao que vocês mais queriam saber, vamos listar os diversos benefícios do óleo de coco:

Aumento da imunidade

imunidade

Como já citado, o óleo de coco possui uma alta concentração de ácido láurico, substância que também é facilmente encontrada no leite materno, sendo que no óleo de coco essa concentração é ainda mais alta do que no próprio leite materno.

O leite materno é muito conhecido por todos pela sua importância pelo aumento do sistema imunológico do bebê. Agora, se transmitirmos essa ideia para nós como adultos tomando óleo de coco, já podemos ter ideia dos efeitos que ele pode causar no sistema imunológico.

Quando tomamos óleo de coco quando adultos, isso se torna uma forma de obter novamente todos aqueles efeitos do leite materno no nosso sistema imunológico de quando éramos apenas bebês.

Fonte instantânea de energia

fonte de energia

Como já falamos também, o óleo de coco tem uma gigantesca concentração de gordura saturada, mas a questão é que essas moléculas são de um tipo pequeno e que penetram facilmente nos tecidos, e o organismo consegue digerir rapidamente, gerando uma energia imediata sem ser estocada pelo organismo.

Um ótimo ingrediente

óleo cocoO óleo de coco é um excelente ingrediente, sendo altamente recomendado para ser utilizado para cozinhar. Suas moléculas de gordura saturada são resistentes às altas temperaturas, diferentemente de outros óleos vegetais.

Normalmente, os óleos vegetais sofrem transformações durante o cozimento, sendo que no final você tem uma grande quantidade de gordura trans em seus alimentos.

Mas, isso não acontece com o óleo de coco, que se mantém do mesmo jeito de antes do cozimento, mantendo seu estado original.

Óleo de coco ajuda no Emagrecimento

balançaEsse talvez seja o grande benefício que todos procuram, a verdade é que o óleo de coco ajuda, sim, na queima de calorias pelo organismo.

Estudos apontam que quem consome o óleo de coco chega a queimar 200 calorias a mais do que uma pessoa que não consome.

Tipos de óleo e como comprar

óleo-de-coco-onde-comprarO óleo de coco pode ser encontrado de duas formas diferentes. A primeira delas em cápsula e a segunda em óleo em sua forma normal. A mais recomendada é a versão em óleo, mas você deve estar sempre atento, pois ele deve ser extra-virgem ou virgem, prensado a frio e preferencialmente orgânico.

Os industrializados contêm substâncias prejudiciais à saúde, fora que o óleo não pode ser nem hidrogenado, nem desodorizado e nem clareado. Melhor ainda se ele for enriquecido com vitaminas A, D, E, e K.

As cápsulas de óleo de coco têm como principal problema ter derivados de petróleo na composição, o que é um produto químico a ser evitado.

Fora isso, para conseguir todos os benefícios, você precisa ingerir uma grande quantidade de cápsulas, ao contrário do óleo, ou seja, o óleo é muito mais econômico para o seu bolso.

Além de tudo, você deve desconfiar das marcas muito baratas e que são vendidas em grandes volumes, pois elas tendem a ter uma menor qualidade, devido à produção em larga escala. Quanto mais artesanal o produto for, melhor.

Saiba Como Desintoxicar o Corpo e Emagrecer Com Receitas Personalizadas de Sucos Detox!

Tânya

facebook-profile-picture

Quero compartilhar com você uma história da minha vida... Há um tempo atrás, estava com muito stress, vida sedentária, correria, acabei ganhando aqueles quilinhos a mais, e só consegui me livrar depois que algo maravilhoso aconteceu na minha vida...

Website: http://detoxpersonalizado.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *