Manteiga ou Margarina: qual é mais saudável?

manteigaMuitos brasileiros gostam de comer um delicioso pão com manteiga na chapa no café da manhã, tanto é verdade que este é o pedido que é mais feito nas padarias de todo o país todas as manhãs.

Mas a verdade é que nem sempre no pão é passado de fato a manteiga tradicional, sendo que na maior parte dos casos o que é passado é margarina mesmo, levantando uma questão que muitas pessoas gostariam de responder: entre manteiga e margarina, qual é mais saudável?

Pois para ajudar na busca por respostas a esta pergunta tão importante para quem deseja ter uma dieta mais saudável, nós vamos mostrar as diferenças entre as duas nas próximas linhas deste artigo. Preste muita atenção!

Diferenças entre Manteiga ou Margarina

Antes de falarmos sobre qual delas é mais saudável que a outra nós precisamos entender quais são as diferenças existentes entre estes dois alimentos tão apreciados pelos brasileiros.

Pois a margarina é rica em gordura trans, que se for consumida em grandes quantidades pode fazer mal à saúde das pessoas, enquanto que a manteiga é rica em gordura saturada e também em colesterol (também nocivo à saúde se consumidos em grandes quantidades).

No que diz respeito à sua composição, é possível notar mais diferenças entre elas, especialmente porque a manteiga é feita da nata do leite batida, enquanto que a margarina é produto de processo artificial (hidrogenação de óleos vegetais).

Por ser fruto de um processo artificial, a margarina tem maior prazo de validade do que a manteiga, que dura bem menos do que ela.

Uma grande discussão

margarina-manteiga-creme-vegetalNo entanto, apesar de muitas pessoas saberem que elas são diferentes, o fato é que a grande discussão em torno da margarina e da manteiga reside no fato de saber qual delas é mais saudável do que a outra.

Durante muito tempo se acreditou que a manteiga, por conta da grande quantidade de gordura saturada, pudesse ser um alimento prejudicial à saúde que deveria ser retirado da dieta regular.

Especialistas chegaram a afirmar que a margarina, por não ter esta presença de gordura saturada, pudesse ser a alternativa mais correta e indicada, e por conta disto houve um crescimento considerável no consumo deste alimento.

Só que recentemente se percebeu que na verdade a manteiga pode ser menos danosa do que a margarina, que apresenta uma grande quantidade de gorduras trans, que são extremamente danosas ao organismo humano quando consumidas em grandes quantidades.

O segredo está na moderação

De acordo com o que foi descoberto nos últimos anos, a verdade é que os nutricionistas simplesmente não conseguem afirmar com certeza qual das duas é mais saudável de fato.

O que se sabe é que ambas podem causar problemas à saúde das pessoas se forem consumidas em quantidades muito grandes e por conta disto, recomenda-se o consumo moderado para as duas.

No entanto, uma linha mais radical de nutricionistas defende que por ser fruto de um processo mais natural e por ter uma presença grande de gordura saturada (que quando consumida em quantidades menores pode ser benéfica à saúde), a manteiga seria mais saudável do que a margarina.

Eles defendem que porque a margarina é uma fonte de gorduras trans que não são benéficas à saúde das pessoas em hipótese alguma, ela não pode ser considerada saudável em nenhuma circunstância.

Opções Mais Saudáveis

Hoje em dia há uma série de alternativas interessantes para quem deseja ter uma dieta mais saudável comendo margarina ou manteiga, já que ambas oferecem versões “light” no mercado.

As margarinas “light” são as mais famosas e as mais recomendadas pelos especialistas, principalmente pelo fato de que elas possuem alto teor de água, fazendo com isto, que a presença de gorduras e de calorias seja reduzida.

A oxidação é uma vilã e tanto para ambas já que ela pode fazer com que o entupimento das nossas veias seja acelerado por conta da ingestão de alimentos com esta capacidade (oxidar).

Só que a manteiga acaba levando vantagem em relação à margarina neste quesito justamente por conta de seu potencial de oxidação, que é mais baixo do que o da margarina, que é muito maior.

Portanto, com base nisto, escolher uma manteiga ao invés de levar para casa uma margarina pode ser a melhor opção para quem procura por alimentos que sejam mais saudáveis.

No entanto, isto não exclui o fato de que ambas, tanto margarina, quanto manteiga são alimentos que necessitam de moderação, pois se forem consumidos com exagero poderão trazer mais malefícios do que benefícios.

Pois bem, se você também gosta de um pãozinho na chapa no seu café da manhã, você poderá optar pela manteiga sempre que possível, já que pode ser correto dizer que ela é sim mais saudável do que a margarina (não muito, mas é mais saudável sim).

Saiba Como Desintoxicar o Corpo e Emagrecer Com Receitas Personalizadas de Sucos Detox!

Tânya

facebook-profile-picture

Quero compartilhar com você uma história da minha vida... Há um tempo atrás, estava com muito stress, vida sedentária, correria, acabei ganhando aqueles quilinhos a mais, e só consegui me livrar depois que algo maravilhoso aconteceu na minha vida...

Website: http://detoxpersonalizado.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *