Couve Verde: 7 Benefícios para a Saúde

couve

A couve é um alimento popular, fácil de encontrar e com o preço acessível, motivos que faz com que seja encontrada com facilidade na mesa dos brasileiros.

Além disso a couve é uma opção saudável e bastante nutritiva, sendo indicada para dietas balanceadas e saudáveis, pois é rica em vitaminas e nutrientes como cálcio, ferro, vitaminas A, C, entre outras.

Com seu alto valor nutricional e pouca gordura encontrada em sua composição, a couve traz vários benefícios para nossa saúde, se tornando queridinha dos nutricionistas, que sempre indicam seu consumo em dietas e programas de reeducação alimentar.

Veja a seguir 7 benefícios que a couve pode trazer a nossa saúde.

Ajuda no combate de doenças

As vitaminas K, E e C, mais os minerais como cálcio, magnésio, entre outros, fazem com que o vegetal seja uma arma na luta contra diversos tipos de doenças.

A couve contém ainda vários antioxidantes que auxiliam no combate a doenças, inclusive câncer, pois contém isotiocianato de glucosinolatos (ITC), capazes de combater a formação de H. pylori (Helicobacter pylori), bactéria que em crescimento anormal em nosso organismo pode levar ao câncer gástrico.

Além disso outros compostos presentes nas folhas da couve são eficazes no combate ao câncer de cólon.

Vários estudos já comprovaram que a ingestão de couve auxilia no combate a doenças crônico degenerativas, além de influenciar diretamente na melhora do trato intestinal, no combate a úlceras gástricas e anemia.

Poderoso anti-inflamatório

Estudos também já mostraram que o consumo da couve pode ajudar a combater diversos tipos de inflamações, incluindo artrite, asmas e doenças autoimunes.

O que faz com que esse vegetal possua essa poderosa ação anti-inflamatória é a alta taxa de ômega 3 e ácidos graxos presentes em sua composição. Além disso, carotenoides que funcionam como antioxidantes e reduzem inflamações, como as vitaminas E e C são encontradas em grandes quantidades.

Todos estes componentes ajudam a combater moléculas como as citosinas presentes em processos inflamatórios.

Assim, a ingestão de sucos a base de couve de forma regular se torna uma boa pedida para evitar dores e inflamações.

suco de couve

Auxilia na desintoxicação do organismo

Por ter um alto teor de vitamina C, enxofre e fibras, a couve se torna uma ótima opção para dietas de desintoxicação, pois elimina toxinas que causa artrite, doenças de pele, reumatismo e gota.

As fibras impedem a absorção destas toxinas e o corpo as elimina como produtos residuais, além disso outros nutrientes presentes na couve podem ajudar na regulação do processo de desintoxicação a nível genético.

Todas as dietas detox conhecidas contam com a ingestão da couve, seja em saladas, acompanhando pratos ou na composição de sucos.

Melhora a saúde do coração

As doenças cardíacas representam um grande perigo para nossa saúde, e por serem muitas vezes silenciosas não damos a devida atenção.

Para ajudar na prevenção de tais doenças a couve pode ser uma grande aliada, pois seus antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que podem causar danos às nossas células. Além disso nutrientes como magnésio e potássio ajudam a regular e manter o nível da pressão arterial.

Outro fator benéfico para a saúde do coração é que o consumo de couve proporciona é a queda nas taxas de LDL, o mau colesterol, pois ela contém substâncias que se ligam a ácidos biliares, diminuindo o LDL e aumentando as taxas do HDL, o colesterol bom, em nossa corrente sanguínea.

Controle do diabetes

Outra importante função apresentada pela couve é o auxílio no controle do diabetes.

As fibras presentes na sua composição ajudam a manter os níveis de glicose no sangue mais baixos em pacientes acometidos pela diabetes tipo 1. Já nas pessoas que possuem o tipo 2 do diabetes, a couve pode ajudar a melhorar os níveis de açúcar, lipídios e insulina no sangue.

Os ácidos graxos também ajudam a manter níveis baixos de glicose no sangue, aumentando a sensibilidade a insulina e previne alterações em pacientes com a doença.

Fortalecimento do sistema imunológico

Toda essa gama de nutrientes e vitaminas presentes na couve, além de trazer vários benefícios ao nosso corpo, por consequência, ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico.

O ácido fólico e o ferro, presentes em abundância no vegetal, são dois importantes nutrientes que reforçam nossa imunidade.

De suma importância também para nosso sistema imunológico, a vitamina C impulsiona nossas defesas e regenera vários antioxidantes do nosso corpo, enquanto a vitamina A auxilia na produção de energia nas células.

Auxílio na perda de peso

Não menos importante, um dos benefícios da couve, e não por acaso o mais conhecido deles, a perda de peso.

Como dito anteriormente, suas características fizeram que a couve se tornasse a queridinha dos nutricionistas e ela está presente nas mais variadas dietas para perda de peso encontradas por aí.

Suas taxas de calorias e carboidratos são baixíssimas, e possui ainda grande quantidade de fibras, o que garante uma maior sensação de saciedade, fazendo com que sintamos menos fome ao longo do dia.

Seu alto teor de fibras, água e baixa taxa de gordura faz com que a couve tenha uma baixa densidade de energia e seja ideal para a perda de peso.

Saiba Como Desintoxicar o Corpo e Emagrecer Com Receitas Personalizadas de Sucos Detox!

Tânya

facebook-profile-picture

Quero compartilhar com você uma história da minha vida... Há um tempo atrás, estava com muito stress, vida sedentária, correria, acabei ganhando aqueles quilinhos a mais, e só consegui me livrar depois que algo maravilhoso aconteceu na minha vida...

Website: http://detoxpersonalizado.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *