Chia Emagrece? Saiba Os Benefícios e Como Consumir

chia

Muitas pessoas tem feito uso da Chia em sua alimentação, para quem não conhece a Chia é uma planta de origem mexicana, sendo que foi utilizada desde as primeiras civilizações da América Central como forma de alimento durante diversos séculos.

Muitos nutricionistas têm apontado que este alimento tem grande importância, pois ele é rico em ácidos graxos essenciais, fibra, proteínas, entre outros tipos de nutrientes. Atualmente, ele tem sido largamente utilizada por sua capacidade de ajudar no emagrecimento, mas sua lista de benefícios é bem maior.

Neste artigo, vamos falar sobre todos esses benefícios além de explicar por que ela ajuda tanto a todos aqueles que estão em busca de um corpo perfeito e dentro do peso ideal.

A Chia no Emagrecimento

chia emagreceO grande diferencial dessa semente para ajudar no emagrecimento é sua quantidade elevada de fibras, estas que fazem com que a sensação de saciedade seja muito maior.

As fibras absorvem a água, e quando dentro do organismo elas absorvem os sucos gástricos se expandido, essa expansão dilata o estômago e dá a sensação de cheio.

Dessa forma você terá muito menos vontade de comer ao longo do dia. Mas existe outra questão que a Chia, se consumida regularmente, pode ajudar que é evitar a formação das gorduras localizadas, essas que são tão difíceis de se perder e que dificultam a vida de quem está querendo perder peso.

Um estudo feito com pessoas durante 12 semanas mostrou que quem consome a Chia fica sem fome durante 120 minutos depois das refeições, diferentemente de quem não consome, comprovando o efeito de saciedade, além de não causar picos de glicose depois das refeições o que faz com que o organismo acumule menos gordura.

Outros benefícios

benefícios da chiaA Chia possui diversos outros benefícios, entre eles, ela previne e controla a diabetes, isso acontece pelo motivo que já falei acima, ela faz com que a glicose não tenha picos após as refeições, ou seja, ela faz com que a glicose seja liberada devagar favorecendo sua absorção mesmo com uma insulina menos eficaz ou em menor quantidade.

Ela também previne doenças cardiovasculares como infarto, derrame e hipertensão, isso se deve a grande quantidade de ômega 3 que ela possui.

Esse é um ácido graxo que reduz a formação de coágulos, arritmia, além de diminuir o colesterol no sangue.

Regula o colesterol

Seguindo esse raciocínio, essa semente também regula o colesterol, pois o ômega 3 e 6 presentes nela reduzem o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom presente na corrente sanguínea.

O ômega 3 também favorece a diminuição da inflamação do corpo, o que pode favorecer a diminuição da celulite, que é uma forma de inflamação do organismo, além disso, quando falamos em beleza estética, a Chia também deixa a pele e o cabelo mais bonitos, pois ela possui vitamina A e vitamina B2, ambas são importantes para a saúde da pele e dos cabelos e até mesmo das unhas.

Auxilia na desintoxicação do organismo

barriga saradaA Chia também é antioxidante, o que auxilia na desintoxicação do organismo e retarda o processo de envelhecimento.

Ela também é um ótima fonte de cálcio, ajudando principalmente aqueles que têm intolerância à lactose, pois é uma fonte alternativa desse mineral.

Essa semente ainda tem ácidos que ajudam na formação das membranas celulares, o que favorece as ligações no cérebro e as funções cerebrais e as transmissões de impulsos nervosos.

Fortalece o sistema imunológico contra gripes

A Chia é uma semente riquíssima em minerais como selênio e zinco, ambos fortalecem o sistema imunológico contra gripes, resfriados e infecções.

Ela também possui fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, além de grandes quantidade de ferro, que é responsável pela formação dos glóbulos vermelhos que transportam oxigênio no corpo.

Formas de consumo da Chia

chia gelExistem quatro formas de se consumir a Chia, a primeira delas é na forma de gel, para se consumir ela assim, você deve deixar a semente de molho em água durante cerca de 30 minutos. Depois que o gel se forma você deve consumi-la, não é recomendado armazenar esse para consumo posterior.

O gel pode ser consumido puro ou então usado para preparar um mingau, uma sopa, um bolo, um suco, entre outros tipos de receitas. A segunda forma de se consumir a Chia é a semente seca em si, sem precisar produzir o gel, ela é perfeita para se misturar em sucos, iogurtes e vitaminas.

óleo de chiaA terceira forma de consumo da Chia é o óleo, esse óleo de Chia é muito utilizado para se temperar saladas ou então regar a refeição no prato. O ideal é não aquecer o óleo, pois o ômega 3 se oxida facilmente no calor e perde suas propriedades quando aquecido.

E por último, temos a farinha, que é a semente da Chia triturada, essa pode ser misturada em frutas, em sopas, em mingaus e em sucos de uma forma muito prática. Além disso, essa farinha também é ótima para substituir a farinha de trigo tradicional em pães e bolos.

Quantidade recomendada

Apesar de não haver um consenso entre especialistas sobre a quantidade eata de Chia recomendada por dia, os estudos realizados com a semente utilizaram cerca de 25g de semente por dia.

Saiba Como Desintoxicar o Corpo e Emagrecer Com Receitas Personalizadas de Sucos Detox!

Tânya

facebook-profile-picture

Quero compartilhar com você uma história da minha vida... Há um tempo atrás, estava com muito stress, vida sedentária, correria, acabei ganhando aqueles quilinhos a mais, e só consegui me livrar depois que algo maravilhoso aconteceu na minha vida...

Website: http://detoxpersonalizado.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *