Berinjela Emagrece? Como Usar Para Emagrecer

berinjelaA berinjela é um alimento com funções biológicas, porque auxilia no emagrecimento e no combate a obesidade.

Órgãos reguladores determinaram que alimentos desta natureza são caracterizados como alimentos funcionais.

Além disso, há variações na função biológica dos alimentos funcionais devido a sua estrutura química.

Em 1999, a Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde definiu como alimentos funcionais os alimentos que produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e benéficos a saúde, quando consumidos, não precisando de supervisão médico para validar sua segurança ao serem consumidos.

A partir daí, determinou-se que a berinjela, entre muitas outras hortaliças, seria considerada alimento funcional.

berinjela2

Contudo, o que de comum todas elas possuem é o fato de pertencerem ao reino vegetal. Sua utilização nas dietas promove ação protetora. Do ponto de vista biológico, proporcionam muitos benefícios, tais como:

  • Atividade antioxidante;
  • Destoxificação;
  • Estimula o sistema imune;
  • Equilibra o metabolismo hormonal.

A berinjela, especificamente, é cultivada em maior escala em estados como São Paulo, Minas Gerais e boa parte da região Sul.

O faturamento envolvendo o consumo deste vegetal, assim como de outros alimentos funcionais, ultrapassou os R$ 40 bilhões, segundo estudos realizados pela agência de pesquisa Euromonitor, ou seja, nas duas últimas décadas o crescimento por alimentos saudáveis tem apenas crescido no país.

beringela

A beringela não serve apenas para emagrecimento. Seus componentes nutricionais favorecem para o controle dos altos níveis plasmáticos de colesterol, ou seja, pessoas obesas podem consumir da hortaliça com o propósito de perderem peso e controlar níveis excessivos de LDL.

O vegetal é constituído predominantemente de água, que quando consumido aumenta a sensação de saciedade.

Além disso, possui baixo nível de proteínas e é rico em fibras e sais minerais, tais como:

  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Potássio;
  • Magnésio.

Não são apenas os índices elevados de água que promovem a sensação de saciedade. O elevado teor de fibra alimentar contido na hortaliça também é componente importante no processo de emagrecimento, uma vez que proporciona redução da ingestão energética.

Com isso, há um aumento no tempo de esvaziamento gástrico, fazendo com que a sensação de saciedade seja duradoura.

Farinha de Berinjela

Os portugueses foram responsáveis por introduzir a berinjela no Brasil, durante o século XVI, embora seja originária da Índia. A hortaliça é consumida dentro da cultura brasileira de diversas formas, sendo cozida, frita, grelhada ou assada. Há regiões no país em que seu cultivo ocorre em maior escala, que são:

  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Região sul.

farinha-de-beringelaUma das novidades para quem pensa em emagrecer é a farinha de berinjela. Estudos conduzidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro atestam os resultados de que ao consumir adequadamente da farinha, aqueles que o fazem emagrecem.

No estudo, mulheres com idades entre 45 e 55 anos participaram da pesquisa, sendo que todas elas possuíam peso acima do recomendável.

A explicação mais direta para os resultados obtidos está nas fibras, como mencionado anteriormente. A concentração do componente chega a ser superior ao líquido do vegetal, também bastante consumido pelos que querem perder peso e ficar de bem com a balança.

Com isso, quando maior a presença de fibras na alimentação, menor será a necessidade de querer comer, já que a sensação de saciedade se estende por longos períodos.

O consumo da farinha de berinjela não pode ser negligenciado pelo excesso. Segundo a nutricionista Priscila Cardo Meirelles, com especialização em nutrição clínica funcional, pessoas que vão além do recomendável sentem desconfortos abdominais, tais como:

  • Diarreia;
  • Distensão abdominal;
  • Flatulência.

Para que tais desconfortos não estejam presentes no processo de emagrecimento, a nutricionista recomenda que o consumo seja limitado a doses de até quatro colheres de sopa diariamente.

Para maximizar os efeitos do processo é melhor é dividir o consumo da farinha de berinjela para o início do dia, no café da manhã, e no fim da noite, depois do jantar, ficando duas colheres para cada momento.

Água de Berinjela

Tomar água de berinjela também é uma ótima opção para quem quer perder peso, para ficar magrinho. Contudo, é preciso ter em mente que não basta apenas consumir da hortaliça em formato líquido. É necessário que sejam adotados novos hábitos tanto alimentares quanto comportamentais, a fim de potencializar os benefícios e resultados.

Por se tratar de um líquido, seu consumo se difere da farinha de berinjela. O ideal é consumi-la em líquido por sete dias seguidos. No mínimo, é preciso que o processo seja realizado uma vez por mês.

Consequentemente, o organismo será depurado durante o processo. Outros alimentos também podem estar presentes para auxiliar o resultado, como a presença de saladas e sucos, ocupando maior espaço das comidas que apenas aumentam o peso, interrompendo no emagrecimento.

farinha-de-berinjela-suco

A quantidade de água de berinjela que deve ser tomada por dia deve ser de meio litro. A divisão pode ser feita através de um copo de 200 ml, que, preferencialmente, deve ser consumido antes das refeições.  Com a berinjela presente das mais variadas formas, o emagrecimento será questão de tempo.

Saiba Como Desintoxicar o Corpo e Emagrecer Com Receitas Personalizadas de Sucos Detox!

Tânya

facebook-profile-picture

Quero compartilhar com você uma história da minha vida... Há um tempo atrás, estava com muito stress, vida sedentária, correria, acabei ganhando aqueles quilinhos a mais, e só consegui me livrar depois que algo maravilhoso aconteceu na minha vida...

Website: http://detoxpersonalizado.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *